Sabtu, 02 Juli 2011
Crespelle - uma invenção italiana?!?!
Do you like this story?
Continuando a saga das receitas inusitadas, apresento o "Crespelle alla moda". Crespelle nada mais é que a palavra italiana para o francês "crêpe". Crespelle alla Fiorentina, por sua vez, é um crespelle recheado com um refogado de espinafre e ricota, e é bastante famoso em Firenze (como é de se imaginar). Mas a receita dessa semana é mais incrementada, cheia de ingredientes no tal refogado....
Crespelle alla moda
Massa dos crepes: 2 ovos inteiros, 100g farinha branca, 25g manteiga com sal e 250ml de leite. Bater os ovos com 50ml do leite, e ir adicionando, aos poucos, a farinha - mexendo sempre, para não formar grumos. Após acrescentar toda a farinha, adicione a manteiga derretida, misture bem. Acrescente, aos poucos, o restante do leite. Quando estiver homogeneo, coloque a massa num pote e leve à geladeira. ATENÇÃO; é importante filtrar (ou coar) a massa para retirar eventuais grumos antes de levá-la à geladeira. Deixe descansar por 20 minutos, e faça os crepes em uma frigideira antiaderente pequena/média, derramando um pouco da massa- o suficiente para cobrir todo o fundo, espalhando bem. Se não tiver, não faça: é impossível fazer crepes em uma frigideira que não seja de teflon.Os crepes devem apenas cozinhar, e não torrar, portanto use fogo de médio a baixo.
Rende entre 8 e 10 crepes. Reserve os crepes.
Recheio:
100g ricota
80g espinafre já cozido e escorrido
100g de guisado de carne de frango e vitela
1 cebola e uma cenoura, pequenas
1 ovo
20g parmesão ralado na hora
vinho Marsala, ou do Porto
Sal e pimenta
Corte em cubos pequenos a cebola e a cenoura, e leve para fritar. Elas serão o "sautè" da receita. Quando a cebola estiver no ponto, translúcida, acrescente a carne moída, separando com a colher de pau para que cozinhe bem. Quando a carne estiver toda cozinha, acrescente o espinafre e, logo em seguida, o vinho. Se quiser, faça um flambè usando fogo bem alto. Ao final, coloque sal e pimenta a gosto e deixe a mistura esfriar uns 15 minutos. Após esse tempo, acrescemte a ricota, o ovo e o parmesão e triture a mistura, de preferência com um blender. Se não tiver, use o "pulsar" do processador de alimentos. Deve ficar cremoso, tipo uma pasta, mas não liquido. Alguns pedaçinhos devem ficar inteiros. Ajuste o sal e a pimenta (pois a ricota não tem gosto de nada), e recheie os crepes com uma colher de sopa da mistura, espalhada. Dobre-os ao meio, e depois feche-os em formato de envelope. Coloque numa assadeira forrada com papel-manteiga, ponha 1/4 de colherinha de chá de manteiga sobre cada crepe e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus, por cerca de 10 minutos.
Sirva com molho bechamel (molho branco), e acompanhamento da sua preferência. Buon appetito!

This post was written by: Korean Lovers
Korean Lovers is a professional blogger korean Addict, web designer and front end web developer. Follow him on Twitter



0 Responses to “Crespelle - uma invenção italiana?!?!”
Posting Komentar